De tudo, e mais um pouco ♫

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Chegou a hora!

E agora ? Chegou a hora de prestar vestibular, chegou a hora de fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e aí ? Já está preparado para todas essas provas 'bizarras' ? Todo jovem ao chegar aos 16, 17 anos, se pega pensando : pra que área vou prestar vestibular ? E a partir desse momento surge várias dúvidas, por exemplo : qual profissão devo seguir ?
Alguns jovens tem dificuldade em escolher a profissão, já que fiiica dificil escolher uma área em que ele realmente se empenhe, e alguns ainda tem dúvida em 2 ou três profissões que podem seguir ( como no meu caso rs ). Postarei aqui pra vocês algumas diiicas de cursos, espero que possa ajudar alguém rs
Lá vai :

JORNALISMO

é a atividade profissional que consiste em lidar com notícias, dados factuais e divulgação de informações. Também define-se o Jornalismo como a prática de coletar, redigir, editar e publicar informações sobre eventos atuais. Jornalismo é uma atividade de Comunicação.
Ao profissional desta área dá-se o nome de jornalista. O jornalista pode atuar em várias áreas ou veículos de imprensa, como jornais, revistas, televisão, rádio, websites, weblogs, assessorias de imprensa, entre muitos outros.


DIREITO :


Ao optar pelo Direito, é bom ter em mente que o profissional dessa área é o elo entre o cidadão e o Estado, como uma ponte que traduz as necessidades de um e informa a decisão do outro.Para isso, é possível optar tanto pela advocacia como pela carreira jurídica. Independentemente da área escolhida, a faculdade é apenas o primeiro passo e não garante a entrada no mercado de trabalho. Depois, é preciso passar no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ou em concursos públicos. As funções do profissional variam bastante de acordo com a área escolhida, mas no geral implicam a análise de disputas e conflitos de acordo com o que estabelece a Constituição e na defesa dos interesses de indivíduos, empresa se da sociedade em geral. "É importante que o profissional do Direito tenha cultura geral; ele deve ainda ler, escrever e falar bem", diz o juiz José Luiz de Carvalho, da 4ª Vara Cível do Foro Regional de Santana, em São Paulo.


NUTRIÇÃO :



É a ciência que investiga e controla a relação homem-alimento para preservar a saúde humana. O nutricionista planeja, administra e coordenam programas de alimentação e nutrição em empresas, escolas, hospitais, hotéis, restaurantes comerciais, suas e asilos, entre outros locais. Ele define os cardápios das refeições, sugerindo pratos que supram as necessidades nutricionais de clientes, pacientes ou hóspedes. Orienta e prescreve dietas individuais ou de grupo, para diabéticos, hipertensos, obesos, pacientes de doenças renais, hepáticas ou qualquer outra cujo tratamento exija acompanhamento alimentar específico. Para garantir a qualidade do que vai ser consumido, seleciona os fornecedores, controla matérias-primas e supervisiona a preparação dos alimentos.


PUBLICIDADE E PROPAGANDA  :



O consumo de produtos e serviços se deve, em grande parte, à estratégia de divulgação adotada pelas empresas e instituições para despertar o interesse das pessoas. Para isso, o profissional de publicidade e propaganda usa técnicas para criar e manter a boa imagem de produtos, serviços, empresas e pessoas. Ele trabalha com texto, sons e imagens. Tem de pesquisar muito sobre público-alvo, mídia adequada e formas de abordagem, estratégias de venda e de contato com o cliente. "Por ser uma das variáveis que movimenta a economia, a publicidade tem um importante papel", afirma Paulo Gregoraci, presidente da agência W/Brasil, de São Paulo. "A rotina é dura. São muitas reuniões internas e com clientes e veículos de comunicação. Procuramos ter hora para chegar, mas nunca sabemos quando vamos sair do trabalho. O mercado é agitado e concorrido e o clima na agência reflete bastante isso. Quando o concorrente de um cliente lança uma campanha, por exemplo, precisamos bolar, com muita agilidade, uma estratégia de combate", explica Gregoraci. O reconhecimento na área vem quando, além de ser comentada, uma campanha cumpre seu objetivo: estabelecer a marca ou elevar as vendas. O trabalho se divide em um tripé: atendimento (quem faz o meio de campo entre a agência e os interesses e as metas do cliente); criação (que bola as peças publicitárias); e mídia (que define o público-alvo, o meio de comunicação, o veículo, o dia e horário da divulgação - em caso de TV ou rádio - ou quais títulos de revista ou jornal em que as peças serão publicadas).


Aí estão algumas opções pra vocês analizarem, espero que isso ajude um pouco vocês.

Aah, e não esqueçam de dar uma olhadinha no site http://guiadoestudante.abril.com.br/ , eu recomendo , pesquisem as profissões de vocês, e lembrem-se : Ser um bom profissional não é só ser bem sucedido na carreira, é também gostar do que faz, se não, do que adianta ser um cara cheio da grana ou uma grande empresária, se não é feliz na vida profissional ? lembrem-se disso meeeeeeeeeeesmo!  fiik diiik (:

2 comentários: